quinta-feira, 27 de outubro de 2016

diferença entre furação e tornado

       Furação:
Um Ciclone tropical é uma grande perturbação na atmosfera terrestre. É um sistema formado por grandes tempestades e é caracterizada por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que suas vizinhanças. É uma área de baixa pressão atmosférica com uma circulação fechada de ventos e diferencia-se dos ciclones extratropicais por ter um núcleo quente e um centro bastante definido em sistemas mais intensos, conhecido como olho.

Ciclone tropical é um termo geral para esse fenômeno meteorológico, mas dependendo de sua localização geográfica e de sua intensidade, os ciclones tropicais podem ganhar várias outras denominações, tais como furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical ou simplesmente ciclone.


Tornado:
Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus. Sendo um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cônico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de pó e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilômetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de diâmetro e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores a 480 km/h, medir até 1500 m de diâmetro e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância.


Então: 
Embora ambos sejam vórtices atmosféricos, eles tem muito pouco em comum. Tornados tem diâmetros de centenas de metros e são produzidos por uma única tempestade convectiva. Por outro lado, ciclones tropicais tem diâmetros da ordem de centenas de quilômetros, sendo comparável a dezenas de tempestades convectivas. Além disso, enquanto tornados requerem um forte cisalhamento vertical do vento para sua formação, ciclones tropicais requerem valores baixos de cisalhamento vertical para se formar e crescer.

Resultado de imagem para tornado        Resultado de imagem para furaçao
tornado                                                                        furação

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

vênus e marte

Temperatura de marte :
Diferentes valores tem sido estipulados para a temperatura de Marte,[10] sendo o valor comum −55 °C.[11] Temperaturas superficiais tem sido estimadas pela Viking Orbiter Infrared Thermal Mapper; que oscilam entre o máximo de 27 °C a −143 °C durante o inverno polar.[12] Medições atuais de temperatura dos robôs Viking variam de −17.2 °C a −107 °C.
Fenômenos parecidos com a terra :
No século passado, quando os telescópios apontados na sua direção comprovavam que o planeta era coberto de nuvens, os cientistas pensaram que poderia se tratar de neblina causada por vapor de água. As nuvens são compostas de 96 por cento de dióxido de carbono. Esse gás permite a passagem da luz, mas não a do calor. Ao alcançar o solo de Vênus, a luz se transforma parcialmente em calor, que não consegue sair do planeta, aquecendo violentamente a superfície. É o chamado efeito estufa , que aqui na Terra resulta do aumento da poluição. Para completar, as nuvens também são formadas por gotinhas de ácido sulfúrico concentrado.
Temperatura de vênus :
temperatura superficial mínima de -220 °C e a máxima de 420 °C
fenômenos parecidos com a terra :
Usando o instrumento ChemCam no topo da Curiosity, cientistas do Laboratório Nacional Los Alamos, nos EUA, descobriram níveis altos de óxidos de manganês nas rochas marcianas. A sonda fez a descoberta em fendas cheias de minerais nos arenitos da região de Kimberley, na cratera Gale.
A presença desse elemento químico sugere que altos níveis de oxigênio de livre flutuação existiram no passado em Marte, e isso junto com o fato de ter um clima mais quente e lagos de água líquida, é mais uma evidência de que o planeta foi mais parecido com a Terra no passado em relação à sua composição química.


6 Lugares no sistema solar que podem ter condições de vida

6 –  Vênus
possui altas temperaturas em sua superfície além de um clima "infernal" para a vida como a conhecemos, além de vários outros fatores que colocariam Vênus como um dos piores lugares para se encontrar qualquer tipo de vida..... correto? Sim... mas por outro lado, o cientista planetário David Grinspoon, astrobiólogo curador do Museu "Denver Museum of Nature and Science", aponta que a temperatura na alta atmosfera venusiana pode ser agradavelmente tolerável. O dióxido de carbono e o monóxido de carbono podem servir de alimentos para micróbios flutuantes, segundo Grinspoon. Para se ter uma idéia do ambiente hostil de Vênus, a temperatura em sua superfície ultrapassa os 842°F (460°C) tranquilamente.


5 - Ganimedes e Calisto - luas de Júpiter
Calisto e Ganimedes são duas das principais luas de Júpiter. Calisto é o terceiro maior satélite natural do Sistema Solar, sendo que Ganimedes ocupa o primeiro lugar desse ranking. Vizinhos de Europa, Ganimedes e Calisto podem ter oceanos líquidos (água salgada) escondidos em seu interior, a pelo menos 100 quilômetros abaixo das rochas. Encontrar algum tipo de vida nesses dois corpos pode ser uma tarefa muito, muito difícil, mas não impossível. A temperatura média de superfície de Calisto é de -218,2°F (-139°C), e a de Ganimedes é de -261°F(-163°C).

Resultado de imagem para GanimedesResultado de imagem para Calisto

4 - Encélado - lua de Saturno
É o sexto maior satélite natural de Saturno, e aparenta possuir água líquida em sua superfície. Em 2005, a sonda Cassini da NASA fotografou gêiseres de água e de gelo sendo expelidos de rachaduras no hemisfério sul de Encélado. Os cientistas acreditam que os reservatórios de água líquida abaixo da superfície congelada são aquecidos por interações gravitacionais entre Encélado e outras luas de Saturno. Os requisitos para a vida estão lá... A temperatura média em sua superfície é de -324°F (-198°C).


3 – Marte
Marte é um planeta rochoso, sendo o quarto a partir do Sol. Marte permanece eternamente popular para aqueles à procura de vida extraterrestre. Um dos fatores intrigantes de Marte são suas faixas escuras que surgem principalmente durante o verão, como na cratera Horowitz. Cientistas acreditam que esses canais podem ter água salgada fluindo na superfície do Planeta Vermelho, fruto do degelo de água a apenas alguns centímetros abaixo da superfície, cuja temperatura média é de81,4°F (-63°C).

Resultado de imagem para marte

2 - Titã - lua de Saturno
Titã é a maior lua de Saturno e o único corpo do Sistema Solar (além da Terra) que possui lagos líquidos. Seus lagos são de etano e metano (gás natural liquefeito), e a chuva de Titã é de hidrocarbonetos. Apesar dos ingredientes estranhos e das temperaturas gélidas de Titã ( média de-290,2°F [-179 graus Celsius]), é um mundo que possui uma química rica e favorável, e quem sabe, abrigar alguns tipos primitivos de vida.

 Resultado de imagem para titã lua de saturno

1 - Europa - lua de Júpiter

Europa é uma das quatro luas Galileanas do gigante Júpiter, e um dos locais mais prováveis de abrigar vida no Sistema Solar. Não é à toa que essa lua gelada é um dos mundos mais intrigantes que conhecemos. Ela é coberta por uma crosta espessa de gelo, mas logo abaixo dessa crosta, há um oceano líquido que poderia abrigar alguns tipos curiosos de vida (primitiva ou não). Alguns cientistas acreditam que seu interior sofra aquecimento geotérmico, o que eleva ainda mais a possibilidade de haver vida em seus oceanos, e talvez, quem sabe, até parecidas com as vidas existentes nas profundezas dos mares da Terra. A temperatura média de sua superfície é de aproximadamente -275°F (-171°C), porém, fontes térmicas podem existir em algumas regiões, o que amplia a probabilidade de no futuro, quem sabe, encontrarmos vida nesse mundo gelado e distante.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Diagrama de fases

   Um diagrama de fase em físico-químicaengenhariamineralogia e ciência dos materiais é um tipo de gráfico que mostra as condições de equilíbrio entre as fasestermodinamicamente distintas. Em matemática e em física, um diagrama de fase também tem significados alternativos, como um sinônimo de espaço fisico. No sentido de tratar de estados da matéria, em especial em engenharia química, um diagrama de fase é também chamado de carta termodinâmica.
  
Diagrama de fases de uma sustância
  A fase na qual uma substância se apresenta depende de suas condições de pressão e temperatura.    Desta forma, para cada substância dizemos que há pares de valores dessas duas variáveis que correspondem à fase sólida, pares que correspondem à fase líquida e par que corresponde à fase gasosa.
  Caso os possíveis pares de valores sejam lançados em um diagrama cartesiano, no qual se coloca em ordenadas a pressão e em abscissas a temperatura, obteremos, para um dado volume da amostra da substância, o diagrama de fases da substância. Em um diagrama de fases temos as seguintes transições:
  1 – curva de fusão: limita as regiões das fases sólida e líquida
    2 – curva de vaporização: limita as regiões das fases líquida e gasosa
      3 – curva de sublimação: limita as regiões das fases sólida e gasosa.
   No estudo da termologia podemos dizer que a maioria das substâncias obedece a um diagrama de fases. A figura acima é um caso de representação de diagrama de fases, pois nele vemos que quanto mais alta for a pressão exercida sobre uma substância, maior será a temperatura de mudança de fase, sendo ela fusão, solidificação ou sublimação. Portanto, podemos ver no gráfico acima que quando a pressão é p1, a fusão ocorre à temperatura T1, quando a pressão é p2, a fusão ocorre a uma temperatura T2.
   Algumas substâncias ditas anômalas fogem a essa regra quando se fundem, é o caso de uma substância que temos contato diariamente, a água, para essas substâncias tal regra não se aplica, pois quanto maior for a pressão sobre elas, mais baixa passa a ser a temperatura de fusão. Sendo assim, o diagrama de fases da água é representado da seguinte maneira:
     Podemos observar no diagrama acima que quando a pressão é 1 atmosfera, a fusão do gelo se dá a uma temperatura de 0 ºC. Entretanto, quando a pressão exercida é de 8 atmosferas, o gelo se funde a uma temperatura mais baixa, cerca de -0,06 ºC.
    A vaporização e a sublimação dessas substâncias anômalas obedecem à regra geral. Portanto, para todas as substâncias, sem exceção, a temperatura de vaporização, Tv, e a temperatura de sublimação Ts, aumentam com o aumento da pressão, p, exercida.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

o planeta se move (rotação) com uma velocidade. O que aconteceria se o planeta por alguma razão parasse ?

Desaceleração do planeta

a terra iria parar de girar aos poucos, sem que percebêssemos. os primeiros sinais desse acontecimento seria o prolongamento dos dias e das noites. até o ponto em que as noites durariam 6 meses e os dias também, igual aos polos, por causa de seu movimento de translação.




Em caso de uma freada brusca


se a terra parasse instantaneamente os danos causados seriam percebidos no mesmo momento. A terra gira a mais ou menos 900 km/h, se ela parasse jogaria as pessoas e as construções tudo para frente, causando devastação total. 

leis de newton

1ª -Inercia- um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, um corpo em repouso tende a ficar em repouso.conclui-se que um corpo só altera seu estado de inércia, se alguém, ou alguma coisa aplicar nele uma força resultante diferente se zero. 
 exemplos :
 

Resultado de imagem para inercia

2ª- dinâmica - a força é proporcional a aceleração do corpo de acordo com sua massa, ou seja :
Fr = m.a

onde :
Fr - é a força exercida em Newton (N)
m - é sua massa em kg
a - é sua aceleração em m/s²

tração:

é um impulso aplicado para mover algo.




3ª - Ação e Reação - as forças atuam em pares, para toda força de ação existe uma reação, ou seja quando caminhamos aplicamos uma força para trás e a reação nos leva para frente.

Exemplos  :


quinta-feira, 14 de julho de 2016

sobre o acidente nuclear em Goiânia

Acidente nuclear em Goiânia
Causa
No dia 13 de setembro de 1987, um aparelho contendo uma peça radioativa foi achado e aberto por catadores de papel, em Goiânia. O equipamento estava num prédio abandonado onde funcionava uma clínica desativada.  Os homens acharam que se tratava de sucata e venderam o fragmento a um ferro-velho. A cápsula projetava uma luz brilhante que despertou curiosidade, e muita gente acabou manuseando o material.

Consequências 
Após o acidente, os imóveis em volta do acidente radiológico tiveram os seus valores reduzidos, pois quem morava na região queria sair daquele lugar, mas o medo da população da existência de radiação no ar impedia a compra e construção de novas habitações . Além da desvalorização dos imóveis, por muito tempo a população local passou por uma certa discriminação devido ao medo de passar a radiação para outras pessoas, dificultando o acesso aos serviços, educação e viagens. Muitas lojas e o comércio que existiam antes do acidente acabaram fechando ou mudando de endereço, sobrando alguns poucos comerciantes que ainda resistiam em continuar na região.Esse acidente gerou cerca de 13,4 toneladas de rejeitos radioativos, várias pessoas com problemas de saúde e uma ferida incicatrizável na população goiana em razão da irresponsabilidade de poucos.

Meia vida do césio

Sua meia-vida, o tempo necessário para que sua atividade radiativa caia pela metade, é de trinta anos e, conforme se desintegra pela emissão radiativa, forma Bário-137. Na natureza apresenta-se como um metal alcalino, mas pode ser obtido da fissão nuclear do urânio ou plutônio.

Fissão e fusão nuclear

Fissão nuclear

Neste tipo de reação ocorre a ruptura de um núcleo de grande massa, originando dois núcleos menores. Átomos grandes são instáveis, mesmo com probabilidade pequena, pode ocorrer à fissão de forma espontânea. Porém quando estes núcleos são bombardeados por outras partículas, a probabilidade de ocorrer sua fissão é muito maior.

 
Fusão nuclear

Ao contrário da fissão, na fusão nuclear, dois ou mais núcleos atômicos se unem para dar origem a outro maior. Mas para que esse processo ocorra, é necessária uma grande quantidade de energia, fazendo com que a aproximação destes átomos seja suficiente para vencer a repulsão eletrônica entre eles, chamada repulsão coulombiana. Esta repulsão é proporcional à quantidade de carga no núcleo, quanto maior a carga elétrica dos núcleos em colisão maior será a repulsão entre eles, desta forma, a fusão nuclear pode ser provocada com mais facilidade entre núcleos com menor número de prótons.

 

quinta-feira, 23 de junho de 2016

hiroshima

quando? 

Os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.

Depois de uma campanha de bombardeios que destruiu várias cidades japonesas, os Aliados preparavam-se para uma invasão do Japão. A guerra na Europa terminou quando a Alemanha nazista assinou o acordo de rendição em 8 de maio de 1945, mas a Guerra do Pacífico continuou. Juntamente com Reino Unido e China, os Estados Unidos pediram a rendição incondicional das forças armadas japonesas na Declaração de Potsdam em 26 de julho de 1945, ameaçando uma "destruição rápida e total".

consequências?

Bomba atomica Nagasaki 1945O poder consumidor das bombas foi além da destruição de lugares e pessoas, atingindo a área da genética. Os efeitos causados fez com que os seus sobreviventes transmitissem as lesões para as próximas gerações. Até hoje, crianças nascem com problemas genéticos causados pela radiação das bombas.


       como esta hoje?

Em meio a destruição, via-se os destroços de um prédio, o Hiroshima Dome, uma das poucas construções que sobreviveu à explosão, se tornando Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996. Esse prédio passou a ser conhecido como Genbaku Dōmu (Prédio da Bomba Atômica).
Neste local, cercado por um parque lindo, foi construído Parque da Paz de Hiroshima, que está localizado bem no local onde ocorreu a explosão.
 Hiroshima 68 anos depois da bomba
Hiroshima 68 anos depois da bomba
Este parque abriga um museu (Veja o vídeo), bem como dezenas de memoriais, que tem o compromisso de transformar esta imensa tragédia em algo positivo – O desejo pelo fim de guerras nucleares. Quando a bomba explodiu, havia rumores de que nos próximos 75 anos, nada iria crescer novamente em Hiroshima.
Mas, desafiando todas as expectativas humanas, flores desabrocharam e a cidade se reergueu com a ajuda dos hibakushas (sobreviventes da bomba atômica).
Os perigos radioativos permanecem até hoje, porém Hiroshima foi reconstruída e se tornou uma das cidades mais lindas e modernas do Japão, além de ser tida como exemplo de superação pelos japoneses, assim como a cidade de Nagasaki.

você é contra ou a favor?

eu sou contra. Pois mataram muitas pessoas, basicamente 2 cidades, e deixaram as cidades em cinzas com efeitos da radiação que esta até hoje caausando defeitos

efeito das cores nos humanos



          A escolha das cores é fundamental para uma boa harmonia dos elementos de uma composição. Ela pode enfatizar textos, imagens e caracterizar especialmente os elementos da página. A cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa. A combinação das cores afeta o psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse do público. A combinação certa pode causar efeitos como de excitação, urgência, contentamento, calma, melancolia, segurança etc., e ainda destacar algum elemento em relação a outro.

VERMELHO: Aspectos favoráveis: o vermelho, sugere motivação, atividade e vontade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos.
LARANJA: Aspectos favoráveis: assim como o vermelho, a cor laranja é expansiva e afirmativa; contudo é mais construtiva.
AMARELO: Aspectos favoráveis: o amarelo é a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem.
VERDE: Aspectos favoráveis: a energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções,facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão.
AZUL: Aspectos favoráveis: o azul assinala a entrada nos domínios mais profundos do espírito e uma das suas qualidades mais sutis é a aspiração. Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé.

terça-feira, 14 de junho de 2016

contrariando as leis da fisica

porque um homem invisivel deveria ser totalmente cego?
O homem invisível seria cego porque, para ser invisível, ele teria que ter o mesmo índice de refração do meio que o circunda (o ar), sendo assim, a luz não sofreria refração ao passar do ar para o seu olho e desta maneira não haveria formação de imagem na sua retina.

super-heróis 
Noturno pois ele transporta a matéria instantaneamente para onde ele já foi, pelas sombras mesmo isso n sendo possível atualmente.

Jean grey Possui o poder de telecinese, que é a capacidade de manipular e controlar objetos com a mente, podendo levitar, mover, atirar ou quebrar qualquer objeto físico

Porque o céu fica alaranjado ao anoitecer ?

Quando estamos no pôr-do-sol a luz acaba tendo um caminho bem maior para percorrer do que quando estamos na posição do meio dia. Assim, neste trajeto da luz, muitas das cores foram difundidas sobrando apenas da luz amarela ao vermelho para enxergarmos.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

enem ondas ondas enem

prova de 2013:
QUESTÃO 55 
Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle. 
A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de 
a) terem fases opostas. 
b) serem ambas audíveis. 
c) terem intensidades inversas. 
d) serem de mesma amplitude. 
e) terem frequências próximas.
Resolução
O fenômeno que pode interferir nas comunicações do piloto com a torre é a interferência, que ocorre de maneira mais intensa quando as ondas possuem frequências próximas.
Alternativa E


Questão 53 
Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm. 
Disponível em: www.ufsm.br. 
Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado). 
Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de 
a) 0,3
b) 0,5
c) 1,0
d) 1,9
e) 3,7.
Resolução
Inicialmente podemos calcular o comprimento de onda multiplicando a distância entre as pessoas, 0,8 (80 cm = 0,8m), pelo número de “distâncias”, que é 15, visto que há 16 pessoas:
λ = 15 . 0,8
λ = 12 m
Em seguida, calcula-se a frequência através da seguinte expressão:
f = v
       λ 
Dada a velocidade (v = 45 km/h), devemos passar sua unidade de medida para m/s. Para isso, basta dividi-la por 3,6:
v = 45  = 12,5 m/s
      3,6
Substituindo na equação:
f = 12,5 = 1,04
       12
O valor obtido é mais próximo de 1 Hz, portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Questão 50 Enem 2010 
As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera.Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da 
A)reflexão. 
B)refração. 
C)difração. 
D)polarização. 
E)interferência.
Resolução
alternativa A 
As ondas eletromagnéticas emitidas na região litorânea do Brasil atingem a região amazônica após sofrer reflexão total na ionosfera. 


Questão 60 Enem 2012
Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s. Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo.Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamente, A)maior que 25 cm e maior que 1,0 m/s.
B)maior que 25 cm e igual a 1,0 m/s. 
C)menor que 25 cm e menor que 1,0 m/s. 
D)menor que 25 cm e igual a 1,0 m/s. 
E)igual a 25 cm e igual a 1,0 m/s
resolução
alternativa B 
Vamos admitir que a frequência de queda das gotas seja, de fato, a frequência da onda gerada. Nessa circunstância, a diminuição da frequência (de duas gotas a cada segundo para uma gota a cada segundo) acarretaria um aumento no comprimento de onda (λ’ 25cm), uma vez que a velocidade de propagação da onda permanece inalterada, pois ela depende das características do meio.


Questão 75 Enem 2012
 Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum.O bronzeamente não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de
A)baixa intensidade. 
B)baixa frequência. 
C)um espectro contínuo. 
D)amplitude inadequada. 
E)curto comprimento de onda.

resolução
alternativa B
 A luz, para ser visível, é de frequência menor que a luz ultravioleta.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Acústica

Acústica: é o ramo da física associado ao estudo do som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.
Eco: é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto. Exemplo típico é o eco produzido no fundo de uma escadaria, por um edifício, ou em uma sala, pelas paredes. Um eco verdadeiro é uma única reflexão da fonte de som. O intervalo de tempo é a distância extra dividida pela velocidade do som.
RessonânciaÉ o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de freqüência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores.
Velocidade nos estados:propagação do som num meio sólido é, em geralmais rápida do que num líquido, e neste, mais rápida do que num gás.
Velocidades do Som em diferentes Meios

instrumento musical e sua relação com a acústica :

o violão possui uma relação acústica por conta de sua caixa, as vibrações produzidas nas cordas atravessam o rastilho, passam pela ponte e chegam ao corpo do instrumento. O corpo vibra junto com as cordas. Como o corpo do violão é oco, ele se transforma em um caixa acústica e amplifica as vibrações das cordas. Se você encostar um diapasão na ponte de um violão, vai perceber que são as vibrações das cordas que produzem o som de um violão. O tamanho e formato do corpo muda o som produzido pelo violão. Dois violões com corpos de formatos e tamanhos diferentes vão soar diferente. As duas curvas também afetam o som. Se você balançar o violão, erguendo ora a parte inferior ora a superior, vai perceber a diferença. A curva inferior acentua os sons graves e a curva superior acentua os sons agudos.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

refleccsao






reflexão:

       Assim como para qualquer outra onda, as ondas sonoras, ao atingirem um obstáculo fixo, como uma parede, são refletidas.
      A reflexão do som acontece com inversão de fase, mas mantém a mesma velocidade de propagação, mesma freqüência e o mesmo comprimento de onda do som incidente.
        Um efeito muito conhecido causado pela reflexão do som é o efeito de eco. Que consiste na reflexão do som que bate em uma parede afastada.
refração:
     A refração é o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.
Índice de refração absoluto
     O fato de a velocidade de propagação da luz depender do meio possibilita caracterizá-lo opticamente. Isso é entendido com uma propriedade óptica do meio e recebe o nome de índice de refração absoluto. 
miragens:
    Miragem pode ocorrer em diferentes condições, causando vários tipos de imagem do objeto. A luz solar, em direção ao asfalto, sofre refração devido ao gradiente de temperatura das camadas de ar a medida em que se aproxima do asfalto. Essa refração desvia a direção de propagação da luz, e por final, ela reflete-se (reflexão total) nas camadas de ar próximas ao solo, fazendo com que a luz agora se distancie dele. Desta forma, tem-se a ilusão que a superfície do solo está espelhada (poça de água aparente). O fenômeno também é observado quando o solo está muito frio, neste caso as imagens refletidas no ar são invertidas.

quinta-feira, 24 de março de 2016

fisicahh

Geocentrismo
a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela ao longo de um círculo (epiciclo). Conforme o geocentrismo, cada astro se movimenta com velocidade distinta, cuja ordem de proximidade da Terra é a seguinte: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Esse modelo de Sistema Solar foi defendido pela Igreja Católica durante mais de 1.400 anos, visto que apresentava aspectos de passagens bíblicas.
Heliocêntrismo

afirmava que a Terra e os demais planetas se moviam ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo, este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A alternância entre dias e noites é uma consequência do movimento que a Terra realiza sobre seu próprio eixo, denominado movimento de rotação.


Big Bang
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.
Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.

leis de kepler:

1ª lei : a terra descreve uma tragetoria na forma  de elipse.

2ª lei : o raio que liga o centro do sol e o centro do planeta varre áreas proporcionais(K) aos intervalos de tempo dos percursos.

3ª lei : 

Resultado de imagem para geocentrismo e heliocentrismo

Resultado de imagem para big beng

quinta-feira, 17 de março de 2016

Marte

-Curiosidades: Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhado.

-água? Segundo o astrofísico Enos Picazzio, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo), a novidade é que agora se trata de água líquida na superfície, ainda que em pequena quantidade e dependente de estação sazonal (no inverno marciano a água congela, no verão ela descongela e desce as montanhas).
“A presença de água em Marte já era conhecida. A maior parte da água que restou está concentrada abaixo da superfície, no estado sólido, devido à baixa temperatura local”


-vulcões?
Marte possui vários vulcões, porem o mais conhecido é o Monte Olimpo. É um vulcão extinto do planeta Marte, localizado em sua região equatorial, mais especificamente no planalto de Tharsis, sendo o maior vulcão do Sistema Solar. Ele ergue-se a 27 km acima do nível médio da superfície marciana, sendo três vezes mais alto que o Monte Everest. Sua base estende-se por quase 600 quilômetros de diâmetro. Sua caldeira tem dimensões de 85 km por 60 km, é possível observar nela a formações de vários círculos menores, evidências de antigas atividades vulcânicas.

-calotas polares: 


Depois do final da grande polêmica onde muita coisa caiu em descrédito, voltou-se a acreditar que exista água no planeta e em quantidades muito maiores do que as previstas.

Mostram variações muito nítidas e periódicas. No inverno de um hemisféro a camada de gelo torna-se bastante extensa podendo atingir o meio do caminho entre o polo e o equador. Com o auxilio dos radiômetros infravermelhos das sondas Mariner concluiu-se que a temperatura da superfície da calota é de (-132oC) ou seja, a temperatura de condensação do CO2, isto quer dizer que os polos são recobertos por CO2 sólido, ou seja, neve carbônica.
-gravidade/dimensões:

A pressão de superfície média resultante é de apenas 0,6% do que a da Terra (101,3 kPa). A altura de escala da atmosfera é cerca de 10,8 km,[113] que é maior do que a da Terra (6 km ), porque a gravidade de superfície de Marte é de apenas 38% da gravidade da Terra

-viagens: 
Uma missão tripulada para Marte tem sido assunto de ficção científica, engenharia e propostas científicas no decorrer do século XX continuando no século XXI. Os planos compreendem propostas não apenas de aterrissar, mas também de eventualmente se estabelecer no planeta Marte, suas luas, Fobos e Deimos e terraformar o planeta.

Em 2004 a administração dos Estados Unidos anunciou a nova Vision for Space Exploration apresentando a missão tripulada a Marte como uma de suas maiores conquistas. Nenhum plano concreto foi decidido então, e a proposta vem sendo atualmente discutida por políticos, cientistas, e pelo público. Em 2010, uma nova proposta de lei foi assinada permitindo uma missão tripulada para Marte por volta de 2030