quinta-feira, 13 de outubro de 2016

vênus e marte

Temperatura de marte :
Diferentes valores tem sido estipulados para a temperatura de Marte,[10] sendo o valor comum −55 °C.[11] Temperaturas superficiais tem sido estimadas pela Viking Orbiter Infrared Thermal Mapper; que oscilam entre o máximo de 27 °C a −143 °C durante o inverno polar.[12] Medições atuais de temperatura dos robôs Viking variam de −17.2 °C a −107 °C.
Fenômenos parecidos com a terra :
No século passado, quando os telescópios apontados na sua direção comprovavam que o planeta era coberto de nuvens, os cientistas pensaram que poderia se tratar de neblina causada por vapor de água. As nuvens são compostas de 96 por cento de dióxido de carbono. Esse gás permite a passagem da luz, mas não a do calor. Ao alcançar o solo de Vênus, a luz se transforma parcialmente em calor, que não consegue sair do planeta, aquecendo violentamente a superfície. É o chamado efeito estufa , que aqui na Terra resulta do aumento da poluição. Para completar, as nuvens também são formadas por gotinhas de ácido sulfúrico concentrado.
Temperatura de vênus :
temperatura superficial mínima de -220 °C e a máxima de 420 °C
fenômenos parecidos com a terra :
Usando o instrumento ChemCam no topo da Curiosity, cientistas do Laboratório Nacional Los Alamos, nos EUA, descobriram níveis altos de óxidos de manganês nas rochas marcianas. A sonda fez a descoberta em fendas cheias de minerais nos arenitos da região de Kimberley, na cratera Gale.
A presença desse elemento químico sugere que altos níveis de oxigênio de livre flutuação existiram no passado em Marte, e isso junto com o fato de ter um clima mais quente e lagos de água líquida, é mais uma evidência de que o planeta foi mais parecido com a Terra no passado em relação à sua composição química.


Nenhum comentário:

Postar um comentário